Joan & Bobby: as inspirações

Joan Baez e Bob Dylan tiveram um relacionamento conturbado no início dos anos 60.

Bob-Dylan-y-Joan-Baez

“And if I go drive through there I know I’ll see you standin with your long brown hair…”

Ela já tinha uma certa fama na época em que se conheceram. Ele, era conhecido no meio dos artistas folk apenas. Ela ficou impressionada ao vê-lo cantar Song to Woody. Ele queria ficar com a irmã dela, Mimi Baez. Ela se aproximou. Ele a deixou entrar.

Ficaram juntos de 1963 até 1965, entre idas e vindas, mas pensavam juntos, protestavam juntos e cresceram juntos – mesmo que Dylan tenha ficado maior, como artista. Na época, o folk que eles produziam era uma forma de se posicionar politicamente, cantavam pela justiça. Baez costumava dizer que Dylan mudou sua forma de compôr. Ele fazia constantes aparições nos shows dela.

9ksdlhqkxlyvke556ny27l2oc

Eles foram influências para os jovens da época. E ainda são lembrados como um casal por muitos.

Hoje eles mantém uma forte amizade, mesmo que cada um tenha seguido seu caminho: Joan abdicou de relacionamentos após se divorciar do pai de seu único filho, continua como ativista pelos direitos humanos e tocando a carreira, de maneira silenciosa, porém notável.

Bob casou-se 2 vezes, tem 6 filhos (sendo uma adotada do primeiro casamento) e hoje não se sabe muito sobre sua vida amorosa. Ele dedicou seu tempo a aumentar o próprio desempenho artístico em diversas áreas, como pintura e literatura. Além de ter construído um legado único, sendo considerado um dos artistas mais influentes do mundo.

“Your love was all that I asked for
But it was blowin’ in the wind*
Diamonds and rust** turn lonelyness to lust
But now I suffer from all my sins”

*Blowin in the wind: canção do Bob;

**Diamonds and rust: canção de Joan, dedicada a ele.

O que você achou disso?